Sem previsão para receber a vacina, o Vale do Paraíba tem explosão de casos de dengue em 2024 e se torna um dos pontos críticos da doença no estado de São Paulo.
Considerando as seis maiores cidades da região, o número de casos da doença aumentou 4.567% em janeiro deste ano comparado a igual período do ano passado, saltando de 92 para 4.294 diagnosticados.
O número de mortes passou de nenhuma para quatro, sendo duas em Jacareí e duas em Pindamonhangaba.
Com isso, a região acumula quatro das sete mortes pela doença confirmadas no estado de São Paulo, que registrava 10.728 casos de dengue até 20 de janeiro. Além do Vale, a dengue levou a óbito dois moradores de Bebedouro e um de Dois Córregos.
Os números não foram suficientes para colocar o Vale no mapa da vacina do Ministério da Saúde, que vai enviar doses para apenas 11 dos 645 municípios paulistas, todos da região do Alto Tietê. A imunização começa em fevereiro, somente para a faixa etária de 10 a 14 anos.
Cidades
A situação é mais grave em Jacareí, que contabiliza 1.540 casos de dengue contra 12 em janeiro do ano passado e decretou estado de emergência e alerta epidemiológico.
O município enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo o envio de doses da vacina.
Depois aparecem Pindamonhangaba (1.338 casos), Taubaté (556), São José dos Campos (535), Guaratinguetá (239) e Caraguatatuba (86). Todas as cidades tiveram alta nos casos na comparação com 2023.
Com O Vale