As autoridades marítimas seguem em alerta para a passagem do ciclone subtropical que se formou em alto-mar nesta semana. O alerta vale até a próxima terça-feira (20).
De acordo com a Marinha do Brasil, o ciclone vai causar muita chuva nas cidades do Litoral Norte de São Paulo e na Região Metropolitana do Rio. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também reforçou o alerta de mau tempo na tarde desta quinta-feira (15). Para
Os meteorologistas dizem que neste período há previsão de rajadas de vento de até 83 km/h, além de acumulados superiores a 60 milímetros de chuva em uma hora ou maiores que 100 milímetros por dia.
As cidades do Litoral Norte estão em vermelho, ou seja, de grande perigo pelo Inmet.
De acordo com o Inmet, os avisos meteorológicos não devem ser subestimados e os moradores devem ficar atentos às orientações dos órgãos oficiais e evitar o compartilhamento de notícias falsas para evitar pânico nas redes sociais.
Segundo a Defesa Civil paulista, apenas nas últimas 12 horas desta quinta (15), foram registrados acumulados de chuva de 92 mm em Ubatuba, e 78 mm em Caraguatatuba.
Outras cidades do Vale também continuam sob monitoramento. Houve acumulados de 45 mm em Bananal; 34 mm em Cunha e 31 mm em Campos do Jordão. Nesta última cidade, chove constantemente e uma árvore que caiu no KM 143 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, e já foi retirada pela concessionária.
Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.