Prefeitura decreta situação de emergência em Jambeiro após fortes chuvas que caíram no município

A forte chuva que atingiu Jambeiro, na tarde de exta-feira (23), fez a Prefeitura decretar situação de emergência no município, mobilizando uma força-tarefa de equipes da administração municipal, incluindo agentes da Defesa Civil e servidores de diversos departamentos da Prefeitura no auxílio à população.

O decreto, publicado nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial, define como de Grande Intensidade os prejuízos causados pelas chuvas torrenciais que caíram no município, provocando destruição de pontes, quedas de barreiras, e causando danos de grande vulto que não poderão ser custeados totalmente pelo município, que necessitará de apoio dos Governos Estadual e Federal.

O temporal gerou grandes enxurradas causando quedas de barreiras e de árvores na cidade e em diversos pontos da zona rural do município. Outros locais também foram afetados pelas chuvas e tiveram de ser interditados, sendo liberados após a desobstrução realizada pelas equipes da prefeitura.

De acordo com o decreto que entrou e vigor nesta segunda-feira (26), a situação de anormalidade só será válida para as áreas comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme formulário de Avaliação de Danos, da prefeitura. O decreto terá vigência de 30 dias, podendo chegar até 180 dias.

O parágrafo segundo do decreto destaca que a prefeitura fica autorizada a lançar mão de legislação vigente, para que possa atender as necessidades resultantes da situação declarada anormal, dentro dos limites e competências da administração pública do município,

O JB News publicou vários vídeos na sexta-feira (23) logo após as fortes chuvas, que além de inundar várias residências, provocar queda de barreiras, ainda causou estragos na maioria das estradas da zona rural que impediu o trânsito de veículos por horas.

Veja mais sobre as chuvas que caíram em Jambeiro AQUI.

Veja o decreto na íntegra nas páginas 4 e 5: DECRETO 2459

Categorias