Vale tem 13 desabrigados e 5 cidades em alerta para chuvas

O Vale do Paraíba contabiliza 13 pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e cinco municípios em estado de alerta para a continuidade da precipitação.

O caso mais grave é o de São Luiz do Paraitinga, cidade alagada por enchentes em vários rios com 150 pessoas afetadas, sendo 18 delas desabrigadas – número que caiu para 13 nesta segunda-feira (26). O rio Paraitinga segue um metro acima do nível normal.

Em Paraibuna, cidade também bastante afetada pelas chuvas no final de semana, a condição da cidade passou de atenção para alerta, segundo a Defesa Civil Estadual, após vistoria do órgão e do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais).

Seguem em estado de alerta as cidades de São Sebastião e Campos do Jordão e com emergência decretada em Guaratinguetá, Paraibuna e São Bento do Sapucaí.

Nas últimas 24 horas, foram registrados acumulados de chuva de 49 milímetros em Campos do Jordão e de 41 mm em Caraguatatuba.

Equipes da Defesa Civil do Estado fizeram vistorias nos municípios de Campos do Jordão, Aparecida, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna (fotos), Lagoinha , Guaratinguetá e Jambeiro.

Em todo estado, o órgão contabiliza 182 ocorrências em razão das chuvas, com 118 cidades atingidas e 14 pessoas mortas, além de 38 feridos. Há 745 desabrigadas e 1.000 desalojadas no estado.

A Defesa Civil do Estado distribuiu mais de 3.000 itens de ajuda humanitária (colchões, cestas básicas, kit higiene e kit limpeza) a cidades atingidas pelas tempestades.

Previsão

Nesta segunda-feira (26), o dia será marcado por chuva persistente e com fraca a moderada intensidade na faixa litorânea. Nas demais áreas o dia começa com sol entre nuvens.

Ao longo do dia o sol aparece mais e a temperatura sobe, garantindo a sensação de calor abafado em todo o território paulista.

A partir da tarde, há condições para pancadas de chuva generalizadas pelo estado. As pancadas podem vir com moderada a forte intensidade e acompanhadas por raios e eventuais rajadas de vento e quedas de granizo em pontos isolados.

Os modelos não indicam acumulados expressivos, mas como há previsão para períodos de tempestades, recomenda-se atenção para possíveis transtornos nas áreas de risco.

 

Com O Vale

Categorias