Taubaté e Cruzeiro lideram homicídios no Vale em 2024; cidades têm mais mortes ante 2023

As cidades de Taubaté e Cruzeiro lideram a violência no Vale do Paraíba no primeiro mês de 2024, com cinco e três vítimas de homicídio, respectivamente. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.

No ano passado, no mesmo período, Taubaté registrou três mortes por homicídio e Cruzeiro não teve nenhuma. As cidades não tiveram vítimas de latrocínio em janeiro de nenhum dos dois anos.

Pindamonhangaba aparece em seguida, com três vítimas de homicídio contra uma em janeiro de 2023. Ubatuba tem também tem três mortes violentas no primeiro mês de 2024 ante duas no ano passado.

Quatro cidades registram duas mortes em homicídios neste ano: Aparecida, Caçapava, Santa Branca e São Sebastião.

E outras sete tiveram uma morte no primeiro mês do ano: Caraguatatuba, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Lorena, Piquete e São José dos Campos.

Entre as 15 cidades que registraram ao menos um homicídio na região neste ano – foram 14 em janeiro de 2023 –, Guaratinguetá e Caraguatatuba e conseguiram as maiores reduções comparadas ao ano passado, com 75% 50% de queda nas mortes, respectivamente.

A região começou 2024 no topo do ranking de homicídios no interior paulista, com 29 vítimas de homicídio e uma de latrocínio (roubo seguido de morte) — igual ao índice de janeiro de 2023. A RMVale teve 11 mortes acima da região vice-líder no estado, que foi Ribeirão Preto, com 18 óbitos.

Durante passagem pela região na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou o compromisso em priorizar investimentos em segurança pública para o Vale, região que lidera a violência no estado desde 2010.

“Vamos colocar o Muralha Paulista para nos ajudar na prevenção, a detectar comportamentos criminosos e nos anteciparmos a esse movimento, dispor da melhor forma o nosso efetivo e pensar em mais unidades e mais efetivo”, disse Tarcísio.

 

Com O Vale

Categorias