Trabalhadores da Avibras fizeram uma manifestação em frente à empresa, na manhã desta quinta-feira (14), em São José dos Campos (SP). O protesto reuniu cerca de 100 funcionários.
De acordo com o g1, os manifestantes e o Sindicato dos Metalúrgicos afirmam que o protesto é para reivindicar o pagamento de salários atrasados. Os funcionários estão sem pagamento há pelo menos 11 meses.
Por volta das 8h20, após uma assembleia, manifestantes estouraram o cadeado do portão da Avibras e invadiram a empresa. Eles pretendem montar um acampamento no pátio.
Ainda segundo o sindicato da categoria, ao todo, cerca de 800 trabalhadores estão em greve e outros 400 funcionários estão em layoff, que é o modelo de suspensão temporária dos contratos de trabalho.
Além dos salários atrasados, algo que preocupa os trabalhadores, segundo o sindicato, é que para os funcionários que estão afastados em layoff, a estabilidade de emprego, que é uma espécie de garantia de não ser demitido, termina no fim de março.
O Sindicato dos Metalúrgicos alega que quer uma decisão sobre a situação, com a empresa efetuando o pagamento dos salários atrasados, já que a situação está se estendendo por anos.
Até abril de 2023, a Avibras já acumulava uma dívida de R$ 376 milhões. Desse total, R$14,5 milhões eram de dívidas trabalhistas, de acordo com o sindicato da categoria.
A empresa tem cerca de 1 mil trabalhadores na planta de São José dos Campos e protocolou na Justiça há dois anos um plano de recuperação judicial.
O que diz a Avibras
Por meio de nota, a Avibras informou que “prossegue com todos os esforços em sua recuperação econômico-financeira” e destacou que o plano de recuperação da empresa foi homologado pela Justiça recentemente, abrindo a possibilidade de buscar crédito com bancos.
Ainda segundo a Avibras, a empresa tenta realizar vendas tanto no Brasil quanto no exterior, além de estar buscando um investidor estratégico. A expectativa da empresa é de concluir “todo o processo o mais breve possível para sanar as pendências trabalhistas e retomar a sua operação”.
Veja nota da Avibras na íntegra:
“A Avibras prossegue com todos os esforços em sua recuperação econômico-financeira com inúmeras iniciativas em curso. O plano de recuperação da empresa foi homologado pela Justiça recentemente, abrindo possibilidades de crédito junto aos bancos e entidades de fomento, e o processo de busca por um investidor estratégico para capitalizar a companhia também continua em andamento.
A empresa segue ainda com esforço de vendas tanto no Brasil quanto no exterior. A Avibras espera concluir todo o processo o mais breve possível para sanar as pendências trabalhistas e retomar a sua operação.”
Com G1