O Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo seguem sob aviso de ‘grande perigo’ para a ocorrência de chuvas e ventos fortes neste sábado (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta teve início na sexta-feira (22) e se estende até às 10h de domingo (24), mas pode ser renovado caso haja previsão de mais chuva. Na sexta, não foram registradas ocorrências significativas na região – leia mais detalhes abaixo.
De acordo com o Inmet, podem ocorrer chuvas de mais de 100 milímetros e ventos de mais de 100 quilômetros por hora ao longo deste sábado. Por conta disso, os moradores – principalmente de áreas de risco – devem ficar atentos.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, porém, a chuva era fraca até às 9h e a situação tranquila. O órgão estadual acredita que também não haverá registro de ocorrências graves no fim de semana.
O alerta de ‘grande perigo’ é o mais preocupante na classificação usada pelo instituto. Os alertas variam de ‘perigo potencial’, ‘perigo’ e ‘grande perigo’, que é o caso de toda a região.
A condição é provocada pela chegada de uma frente fria a todo o Sudeste do Brasil. Essa frente fria deu fim à onda de calor das últimas semanas e provocou uma queda de temperatura.
Ainda segundo o Inmet, Taubaté registrou máxima de 33,3°C na última quinta-feira (21). Neste sábado, já com forte atuação da frente fria, a cidade tem máxima prevista de 21°C.
No Litoral Norte, Caraguatatuba tinha máxima prevista de 40°C na quinta. Neste sábado, porém, o município pode chegar a 24°C no máximo.
Na sexta-feira (22), não houve registro de problemas significativos provocados pela chuva. As principais foram de queda de árvore no Litoral Norte.
Com G1