Duas unidades do Instituto Federal no Vale do Paraíba aderem à greve nacional

Fotos: Pedro Melo

Duas unidades do Instituto Federal na região do Vale do Paraíba – São José dos Campos e Jacareí – aderiram à greve nacional nesta quinta-feira (4).

Organizada pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a greve acontece em todo o país e tem tempo indeterminado.

De acordo com o sindicato, entre as principais demandas do movimento estão reestruturação de carreira dos servidores, reajuste salarial (34,32% para os técnicos administrativos e 22,71% para os docentes) e recomposição do orçamento dos institutos.

Além disso, a greve demanda a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022)”.

Por conta disso, há registro de prejuízo às aulas nas unidades de São José e Jacareí, onde alunos apoiaram o movimento dos servidores e exibiram cartazes na entrada do instituto, que fica no bairro Jardim América, no início da manhã desta quinta.

Em entrevista à Rede Vanguarda, os estudantes explicaram que a unidade está precária por conta da falta de recursos. Há relatos de que aulas já chegaram ser canceladas por falta de luz e água.

“Nosso campus tem crescido na quantidade de alunos, mas desde a pandemia não teve atualização na verba. Isso tem acarretado problemas na estrutura e na permanência dos alunos”, afirmou a estudante Amanda Aparecida Pereira.

Outros institutos federais localizados na região, como os de Campos do Jordão e Caraguatatuba, ainda não aderiram à greve. A unidade de Bragança Paulista tem previsão de aderir a partir de segunda-feira (8).

Em nota, o Instituo Federal de São Paulo informou que “assinou um Termo de Acordo de Reposição de Greve com o Sindicato dos Servidores Federais da Educação, registrando o compromisso em respeitar o movimento grevista”, e que vai acompanhar os desdobramentos com o objetivo de não prejudicar o movimento.

Além disso, o IFSP afirmou que as unidades de São José e Jacareí, onde a greve foi aderida, estão abertas para atendimento ao público em demandas essenciais.

 

Com G1

Categorias