Com média de mais de um assassinato por dia Vale segue líder no ranking de violência do interior de SP

Em Cruzeiro, uma das mais violentas da região, onda de assassinatos teve lista

O Vale do Paraíba é a região mais violenta do interior do Estado de São Paulo – é o que apontam os números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (27).

De acordo com o levantamento feito pelo g1 com base nesses dados, a região foi a única do interior a fechar o primeiro quadrimestre do ano com mais de 100 mortes violentas – que incluem os homicídios dolosos (onde há a intenção de matar) e os latrocínios (que são os roubos seguidos de morte).

De janeiro a abril deste ano, segundo a SSP, foram 124 assassinatos registrados na região. Desse total, 120 foram vítimas de homicídios dolosos e outras quatro vítimas de latrocínio.

No interior de São Paulo, a efeito de comparação, a segunda região com mais assassinatos é Campinas, com 73 mortes registradas no período – 51 a menos do que o Vale (veja a lista abaixo).

Veja as regiões com mais mortes violentas em 2024:

  • São José dos Campos: 124
  • Campinas: 73
  • Sorocaba: 70
  • Ribeirão Preto: 67
  • Piracicaba: 61
  • Santos: 48
  • Bauru: 47
  • São José do Rio Preto: 40
  • Presidente Prudente: 36
  • Araçatuba: 33

Somente em abril foram 30 mortes violentas registradas na região. De janeiro a abril, no entanto, o mês com mais óbitos foi março, com 35. Em janeiro foram 26 mortes, além de outras 25 em fevereiro.

Entre as cidades da região com mais mortes, o destaque é Caraguatatuba, no Litoral Norte. Nos primeiros quatro meses do ano, a SSP contabilizou 15 mortes violentas na cidade.

Guaratinguetá, no Vale Histórico, somou 13 óbitos, enquanto Pindamonhangaba teve 12. Cruzeiro e Ubatuba, com 9 cada, aparecem na sequência, seguidas por Aparecida (8), Jacareí (7), São José dos Campos (7), Taubaté (7) e Potim (6).

Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.

Alta nos estupros

Além de seguir como a região mais violenta do interior paulista, o Vale do Paraíba também acendeu o alerta para outra estatística: o aumento no número de estupros registrados nas cidades da região.

De acordo com os dados da SSP, de janeiro a abril deste ano foram registrados 252 casos de estupros na cidade do Vale — uma média de mais de dois casos diariamente.

O número representa uma alta de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Na ocasião, de janeiro a abril de 2023, a região havia somado 252 casos.

O número no período também é o maior dos últimos cinco anos. A última vez em que as cidades do Vale tiveram, juntas, um número superior a 252 casos até abril foi em 2019, quando 275 casos de estupros foram registrados nas delegacias da região.

Com G1

Categorias