Prefeito afasta irmão após prisão por furto de pneu da prefeitura

Santo Antonio dos Pinhais

O prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Anderson José Mendonça, o Parrão, anunciou o afastamento de seu irmão do quadro de servidores municipais. Ele havia sido contratado como motorista concursado da prefeitura.

No entanto, em 30 de maio de 2024, Wellington Aparecido Jesus Mendonça, 44 anos, foi preso em flagrante juntamente com um comerciante, de 49 anos, após serem flagrados pela câmera de segurança da prefeitura movimentando dois pneus dentro do pátio da administração municipal.

De acordo com o relato do agente de segurança, os suspeitos foram avistados através do monitoramento no pátio da prefeitura, movimentando dois pneus.

Ao notar a movimentação estranha, o agente se deslocou até o local e abordou os dois homens. Durante a abordagem, o comerciante afirmou que estava realizando um frete dos pneus para a garagem da prefeitura, enquanto o irmão do prefeito permaneceu em silêncio.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, procedeu com a prisão dos suspeitos, conduzindo-os à delegacia de Campos do Jordão para a oficialização dos fatos.

O encarregado de estradas rurais da prefeitura, que também é superior hierárquico de Wellington, foi ouvido e negou que houvesse qualquer autorização para a retirada dos pneus.

A análise do delegado concluiu que havia indícios suficientes para configurar o flagrante delito. A ação dos suspeitos foi qualificada como furto, por subtração de bem móvel alheio com concurso de pessoas. O delegado determinou a prisão em flagrante dos dois homens, o veículo utilizado na ação foi apreendido e os pneus recuperados serão restituídos ao representante da prefeitura.

Segundo informações, além de anunciar o desligamento do irmão da prefeitura, Parrão se posicionou pela responsabilização de todos os envolvidos no crime, conforme a lei.

Prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal disse que lamenta o fato ocorrido, mas salienta que, independentemente da pessoa dos envolvidos, acompanha a situação de perto para a defesa do patrimônio público municipal.

Ainda reforçou que os fatos foram acompanhados por Agentes de Segurança do Município e pelo próprio prefeito, que também determinou a imediata abertura de processo administrativo disciplinar em face do funcionário público envolvido, com o afastamento das respectivas funções, independentemente do trâmite da ação penal junto ao Poder Judiciário.

E conclui que a Prefeitura está tratando o suspeito envolvido como servidor público municipal, não havendo diferença se é irmão ou não.

 

* Com informações das páginas Vale360News/Band Vale e O Vale

Categorias