Semana será marcada por variação nas temperaturas no Vale e região com chegada de frentes frias

O Vale do Paraíba e região terão nesta semana as primeiras quedas nas temperaturas desde o começo do inverno, que teve início na última quinta-feira (20). Isso acontecerá por conta da chegada de três frentes frias na região.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), porém, explica que esses fenômenos terão efeitos muito curtos e, por isso, a tendência é que ocorra uma ‘montanha-russa’ nas temperaturas – um dia com queda e o próximo com alta nos termômetros.

A primeira frente fria está prevista para chegar já nesta terça-feira (25). A massa de ar frio será fraca e vem da região Sul do Brasil. Mesmo assim, pode provocar chuva e uma queda de até 7°C.

Maior cidade da região, São José dos Campos tem máxima de 32°C nesta segunda-feira (24), mas não deve passar de 25°C na terça. Conhecida pelo frio, Campos do Jordão vai de 21°C para 19°C nas máximas.

Em relação à chuva, o Vale, Serra da Mantiqueira e região bragantina devem ter registros poucos significativos. A tendência é de uma garoa, mas que já poderá ser suficiente para aliviar o tempo seco e o longo período de estiagem.

Os maiores índices estão previstos para o Litoral Norte. As cidades da região costumam ter mais consequências de frentes frias, já que esse tipo de fenômeno chega pelo oceano.

A meteorologia prevê ainda que a massa de ar frio perca força já a partir de quarta-feira (26), quando as temperaturas voltarão a subir. Neste dia, São José dos Campos tem máxima prevista de 30°C.

Na data seguinte, quinta-feira (27), está prevista a chegada de uma nova frente fria, a segunda da semana. Mais uma vez, o dia será marcado por possibilidade de chuva e queda nos termômetros.

A sexta-feira (28) volta a registrar maior sensação de calor e tempo firme, até que uma terceira frente fria chega no sábado (29). Essa será a massa de ar frio mais forte e mais duradoura da sequência, com consequências principalmente no domingo (30), quando as temperaturas deverão sofrer quedas bruscas em algumas  cidades da região.

 

Com G1

 

Categorias