Vereadores tomam posse nesta quarta e novo prefeito terá oposição de 4 parlamentares

João Vítor, o mais jovem eleito nas últimas eleições

Será realizada na manhã desta quarta-feira (1º) a solenidade de posse dos vereadores eleitos em 2024 como também do prefeito e vice-prefeito eleitos. Após a posse do prefeito e vice-prefeito, os vereadores farão a eleição da Mesa Diretora e Comissões Permanentes que irão dirigir os trabalhos do legislativo jambeirense pelos próximos dois anos.

Nos bastidores políticos do município, o nome do vereador eleito Nenê Mendes, do mesmo partido do prefeito eleito Aries Marioto, aparece como o nome mais provável de assumir a presidência da Câmara para o próximo biêno. A chapa de Marioto elegeu 5 dos 9 vereadores que irão compor a legislatura 2025/2028.

Apesar da provável eleição de um vereador aliado, o futuro prefeito deve enfrentar uma oposição forte na Câmara Municipal. Conforme apurado nos bastidores políticos do município pela redação do JBNews, os vereadores João Vítor, Henrique Alencar, Pastor Rodrigo e Eder da Fazenda Brasil, não farão parte da base do futuro prefeito.

Com isso, Marioto terá maioria simples para votar os projetos de seu interesse e, caso se confirme o número de 4 vereadores da oposição, para aprovar projetos que exigem maioria qualificada, ou seja, de dois terços, o prefeito eleito pode ter dificuldades e inicia o mandato com uma oposição de mais de 1/3 dos parlamentares do legislativo local.

Um vereador disse à redação do JBNews que foram feitas várias tentativas de conversas com o prefeito eleito, mas todas resultaram infrutíferas, o que os deixou mais a vontade para decidir não fazer parte da base de apoio e já iniciar um projeto visando as próximas eleições.

Categorias