Onda de ‘super calor’ chega ao Vale nesta quarta

Os termômetros continuarão em alta na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) nesta quarta-feira (12), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A onda de ‘super calor’ vinda do Sul do país chega hoje com mais intensidade à região.

As cidades da RMVale estão em área com previsão de temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média para fevereiro nos próximos dias.

Além do calorão, o Inmet emitiu alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h na região, condições associadas ao clima quente e típico verão.

Na RMVale, segundo a Climatempo, portal especializado em meteorologia, a previsão aponta que as temperaturas nas cidades da região devem ficar acima da média ao menos até o dia 21 de fevereiro.

Temperatura recorde.

A onda de calor extremo registrou recordes de temperatura no Sul do país nesta terça-feira (11). As capitais Curitiba e Porto Alegre tiveram picos de temperatura no período da tarde.

Em Curitiba, o Inmet registrou a temperatura máxima de 32°C, estabelecendo o novo recorde de calor para o ano de 2025. O recorde anterior de maior temperatura era de 31,5°C no dia 23 de janeiro.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima foi 39,5°C, pela medição oficial do Inmet. Esse é o novo valor para maior temperatura em 2025 na capital do Rio Grande do Sul, onde uma intensa onda de calor vem mantendo as temperaturas muito elevadas nos últimos dias.

Com a passagem da onda de calor, a temperatura deve começar a baixar no Sul do país e aumentar no Sudeste pelos próximos dias. Uma nova frente fria ingressou no Rio Grande do Sul e traz alerta para tempestades. Até sexta-feira, o sistema seguirá se deslocando pelo litoral do Sul, canalizando umidade e favorecendo o cenário de tempo instável.

Com O Vale

Categorias