Desde o início da primeira saída temporária do ano, que começou na terça-feira (13), sete detentos foram presos na região do Vale do Paraíba por descumprirem regras impostas durante o período do benefício, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ao todo, 142 infratores foram presos até o momento no estado de São Paulo. A SSP explicou que isso acontece quando os detentos beneficiados descumprem regras impostas pelo Poder Judiciário.
Todo preso flagrado infringindo as regras é levado de volta para as penitenciárias. Durante as abordagens, os policiais têm acesso a um sistema em que conseguem consultar a situação do preso e quais regras ele deve cumprir.
“É possível verificar durante a abordagem se as regras da saída temporária estão sendo cumpridas, como, por exemplo, se o condenado está fora de casa em horário não permitido ou se está fora do domicílio informado à Justiça”, explicou a SSP.
Em um dos casos, um detento de 25 anos foi preso na noite de terça-feira (12) após invadir uma casa, roubar e ameaçar uma família em Caraguatatuba (SP). Com ele, a polícia apreendeu R$ 20 mil em joias.
A ‘saidinha’ segue até a próxima segunda-feira (18). De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), 3.282 detentos foram beneficiados pela medida nos presídios da região.
Com G1