Aeroporto de São José dos Campos retoma operação com voos de passageiros

Após quase cinco anos sem viagens comerciais, o aeroporto SJK Airport de São José dos Campos (SP) vai retomar, nesta quarta-feira (27), os voos de passageiros. Com operação da Gol, o transporte será realizado até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

O voo inaugural partirá do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, às 21h55, com previsão de chegada às 23h em São José. Ao pousar, a aeronave será “batizada” com jatos de água de reuso – para evitar desperdício – de caminhões dos Bombeiros. O ritual é uma tradição mundial na aviação usada para festejar uma nova rota.

Os voos partindo de São José dos Campos para o Rio de Janeiro serão realizados três vezes por semana, no período da manhã: segunda-feira, quinta-feira e sábado. A partida de São José é prevista para 6h20, com chegada no RJ às 7h25.

Já os voos partindo do RJ para São José vão ser também três vezes por semana, mas no período da noite: quarta-feira, sexta-feira e domingo. A partida no RJ é prevista para 21h55, enquanto a chegada na cidade do interior de SP é prevista para às 23h.

Segundo a Gol, a nova rota São José dos Campos-Rio de Janeiro terá duração de 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

Cerca de 40 minutos depois da chegada ao aeroporto no Rio, será possível fazer a conexão para cerca de 20 destinos diferentes no Brasil, entre eles: Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Maceió, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Vitória e Belo Horizonte.

No mês de julho, durante as férias escolares, a empresa também vai oferecer voos diretos para de São José para Salvador (BA), com três frequências semanais.

As operações serão realizadas com as aeronaves Boeing 737 da Gol, com capacidade para até 186 passageiros.

No anúncio sobre o início da operação, a Gol destacou que São José dos Campos é um importante polo industrial, de negócios e de ensino, sendo porta de acesso para diversas cidades do Vale do Paraíba, como Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, entre outras.

A expectativa da empresa é que os voos também favoreçam o turismo local, dada a proximidade do Aeroporto SJK com destinos de montanha e natureza da Serra da Mantiqueira, as praias do Litoral Norte de SP e também de cunho religioso, como Aparecida (SP).

Aeroporto de São José dos Campos

O aeroporto internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos, foi concedido à iniciativa privada em novembro de 2022, para a SJK Airport. O período de concessão é de 30 anos e a previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

Segundo a prefeitura, o aeroporto conta com voo regular de carga na rota Miami-São José (passando por outros países da América do Sul). Novas operações devem ser realizadas nos próximos meses.

Categorias