O Governo de São Paulo anunciou oficialmente o projeto para construção de uma linha de trem que ligará São José dos Campos à capital do estado.
O anunciou foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (23), após reunião do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED).
O projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, que ligará São José e São Paulo, foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
“Agora a gente deliberou o ingresso de outras linhas de tem no Programa de Parcerias de Investimentos. O novo Trem Intercidades vai ser o Eixo Sul – Santos/São Paulo – e o Eixo Leste – São José dos Campos/São Paulo”, disse o governador durante o evento.
A previsão é que o percurso entre a maior cidade do Vale do Paraíba e a capital paulista dure cerca de 1h15. O investimento será de R$ 6 bilhões.
O trajeto, que deverá ter entre 80 e 130 quilômetros no total, vai ser feito a partir de uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Até o momento, as principais opções são:
- a linha 11 Coral, que liga a Estação da Luz até Mogi das Cruzes
- a linha 12 Safira, que vai do Brás até Poá.
- a linha 13 Jade, que permitiria uma conexão com o Aeroporto de Guarulhos
“As alternativas de traçado que a gente tem são todas considerando extensões das linhas 11, 12 e 13. A maior viabilidade é a extensão da 13, para chegar em São José dos Campos. Seria a concessão da 13 e uma outra concessão para o Trem Intercidades (TIC) de São José para São Paulo, engatando na 13. Já teria essa conexão”, completou Tarcísio.
De acordo com o Governo de SP, todos os detalhes, como o trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos, serão definidos por estudos de viabilidade.
“Com a qualificação no PPI-SP, o Governo de São Paulo dará início ao processo de contratação e elaboração dos estudos para avaliar a viabilidade do projeto, além de serem levantados modelos de negócio para a estruturação da iniciativa”, explica o governo.
O projeto do trem entre São José e São Paulo foi anunciado com outros quatro projetos de mobilidade urbana para o estado. Um deles é o Trem Intercidades (TIC) Sul, que ligará SP e Santos.
Outros dois projetos de TICs já estão em andamento:
- o TIC Eixo Norte, para Campinas, foi leiloado em fevereiro deste ano e terá o contrato assinado neste mês
- e o TIC Eixo Oeste, que chegará a Sorocaba, está em fase de estudos e tem custo estimado em até R$ 8,5 bilhões.
Com G1