Marinha registra mais de 90 infrações durante operação no Litoral Norte

As ações de fiscalização da Marinha do Brasil na ‘Operação Verão’ resultaram em 91 autuações de infrações nas cidades do Litoral Norte de São Paulo.

A operação teve início há cerca de um mês e até esta semana realizou 642 abordagens.

Entre as principais infrações identificadas estão:

  • Falta de habilitação dos condutores;
  • Documentação da embarcação incompleta ou vencida;
  • Falta de material de salvatagem (coletes, bóias, extintores, etc.);
  • Desrespeito ao limite de lotação da embarcação;
  • Consumo de bebida alcoólica durante a condução;
  • Más condições de navegabilidade das embarcações.

A ‘Operação Verão’ é realizada pela Marinha entre os meses de dezembro e fevereiro de cada ano. Durante o período, são realizadas as chamadas ‘Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário’.

“No Litoral Norte paulista, as ações de fiscalização, que ocorrem ao longo de todo o ano, se intensificam no verão, em que é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer nas águas brasileiras devido ao período de férias e festividades típicas desta época do ano”, disse a Marinha.

As notificações de infrações foram feitas pela Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, com inspeções navais com foco nas motos aquáticas em Ubatuba, Ilhabela e Barra do Una, em São Sebastião.

Em um único final de semana, segundo a Marinha, foram realizadas as abordagens de 103 embarcações, com a verificação de documentos e equipamentos de segurança a bordo.

Ao todo, 15 embarcações foram notificadas por irregularidade às Normas da Autoridade Marítima.

Segundo a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, é importante que os condutores conheçam os limites estabelecidos pelos municípios no que diz respeito às áreas destinadas aos banhistas, embarque e desembarque de passageiros e trânsito de embarcações, a fim de evitar acidentes.

Com G1

Categorias